Carreira & Empregos - Crescimento Profissional


Como indicado abaixo, numa pesquisa da Catho, uma das maiores empresas de recrutamento on line do país, um profissional fluente em uma língua estrangeira recebe até 50%, a mais, de remuneração do que outro que não tenha essa capacitação.

Veja os vídeos que coletamos na internet para esclarecer as principais dúvidas a respeito, inclusive como se comportar em uma entrevista em inglês, como fazer um curriculum e porque usar uma carta de encaminhamento.












Profissional fluente em inglês ganha até 52 % a mais

O domínio de outro idioma, mais que um atributo pessoal é a fonte mais comum de uma diferença salarial entre 2 profissionais um fluente e outro que não conhece se comunica em outra língua.

Em qualquer empresa as competências de comunicação sempre se destacam com eternos pontos de melhoria.

Comunicar-se verbalmente e por escrito com os acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz são atributos indispensáveis em qualquer organização, logo o domínio do idioma torna-se um trunfo no ambiente corporativo. Trunfo ampliado quando se vai além do idioma nativo, ou seja, o domínio de outro idioma é mais do que um atributo pessoal é uma variável determinante na avaliação de "quanto vale" um profissional.

E quanto vale um profissional fluente em um ou mais idiomas? A Pesquisa Salarial Catho identificou esse valor.

A Catho realiza a sua Pesquisa Salarial e de Benefícios On-line desde janeiro de 2000. Em 2006 esta pesquisa coletou nos meses de fevereiro, junho e outubro informações salariais de aproximadamente 120.000 profissionais de todo o país, envolvendo diferentes segmentos do mercado nacional e abrangendo todos os níveis organizacionais, bem como o seu nível de fluência na Língua Inglesa e Espanhola.

A pesquisa levantou o nível de domínio dos profissionais no idioma inglês e espanhol, e constatou diferenças salariais significativas.

Na alta direção das empresas (diretores e presidentes), a diferença salarial entre os executivos que falam fluentemente inglês para aqueles que não falam é em média 52%. Diferenças significativas também foram constatadas entre os níveis gerenciais (23%), supervisão média (44%) e profissionais especializados com curso superior (47%).

Para o idioma espanhol as diferenças salariais entre os pesquisados também foram significativas.